Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Há Em Nós Qualquer Coisa

Vidas de 400 palavras.

Há Em Nós Qualquer Coisa

Vidas de 400 palavras.

A Escola Silvina Candeias.

 

IMG_20180718_200213.jpg

 

Quase 50 anos de história tornam a Escola Silvina Candeias uma entidade ímpar no nosso concelho e distrito.

De origens humildes, postura ainda hoje edificada pela sua mentora que dá nome a este projeto,iniciando o seu caminho de sucesso numa pequena casa que servia de sede localizada na Estrada da Serra. Tinha na sua génese objetivos simples mas desafiantes: formar pessoas, homens e mulheres, em áreas que não tinham representação no nosso interior, por vezes tão longe de outro Portugal que não o nosso.

Formava indivíduos e criava cidadãos, com cursos específicos que ensinavam profissões, que introduziam pessoas no mundo de trabalho, alargando os seus horizontes. A construção civil ou o trabalho no campo para os homens, e o servir em casas para as mulheres deixaram de ser as únicas soluções opostas ao êxodo. Isto criou novos postos de trabalho, trazendo desenvolvimento e prosperidade a uma zona que não conseguia fixar os mais novos. 

Ano após ano, tornava-se um polo com maior preponderância na educação e formação no distrito. Mas tal como um camaleão que se recusa a usar a mesma cor, foi ao encontro dos interesses dos portalegrenses, daquilo que gostavam de aprender como atividades recreativas, abrindo o seu leque de atividades lúdicas, não deixando ninguém de fora; as crianças com os diversos tipos de danças e as suas atividades de tempos livres; os seniores, com a oferta alargada da sua Universidade Sénior, onde a teoria e a prática se fundem com o conhecimento inclusivo dos seus alunos; com a criação e dinamização de eventos culturais sempre com a sua marca de excelência; e com o alargamento do seu raio de ação a todo o distrito, inclusive à cidade de Castelo Branco.

Sinónimo de Portalegre. Edificadora da diversidade cultural. Entidade formadora de mentes e corpos do interior, onde dizem que nada chega. Vai-se revolucionando, reinventando sem medo do risco de trazer novas atividades, novos momentos de conhecimento, de aprendizagem. Dinamizadora de momentos em comunhão com o seu povo, que tão bem mostram conhecer bem como de desafiar. Esta Escola personifica exatamente a forma de estar na vida a sua mentora: crescendo, formando, inovando. Sempre sem medo do insucesso.

1 comentário

Comentar post